Acesso ao Sistema

Veterinaria São Francisco

IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO

 

O procedimento é simples, rápido e seguro. Nos machos, a remoção dos testículos por uma pequena incisão não leva mais do que quinze minutos. Nas fêmeas, a cirurgia que retira útero e ovários demora entre trinta e quarenta minutos. O ideal é realizar a castração no primeiro ano de vida.

Previne doenças

A castração evita doenças graves que podem levar à morte. Em muitos casos, o único tratamento é uma cirurgia o que para um animal idoso é muito arriscado. Em cães  e gatos fêmeas, por exemplo, a inflamação do útero, chamada piometria, exige cirurgia urgente para remoção do órgão. A cirurgia para remoção de tumores de mama e próstata, que acometem fêmeas e machos de cães e gatos não castrados, também traz risco ao animal, principalmente aos idosos. Machos com tumor de próstata podem, inclusive, ser submetidos a uma cirurgia de remoção de pênis.

Reduz a agressividade

Animais castrados deixam de produzir o hormônio testosterona, um dos fatores de comportamento agressivo no animal. Assim, a castração ajuda a prevenir brigas com outros animais da casa e diminui o instinto do cão de fazer xixi em todos os cantos para marcar território.

Acaba com os cios e as gestações indesejadas

Fêmeas de fraldinhas pela casa ou atraindo matilhas pela rua durante o passeio e gatas que aparecem prenhas depois de uma escapada (barulhenta) pela vizinhança. Os cios são semestrais nas cadelas  e nas gatas, eles são mais frequentes, podendo ocorrer a quatro vezes ao ano — podem ser evitados com a castração ainda no primeiro ano de vida do animal.

Prolonga a vida

Alguns fatores contribuem para que o animal castrado viva mais. Ao prevenir doenças, o procedimento reduz a chance de cirurgias na velhice, quando o risco é maior. A mudança comportamental também entra na conta. O gato castrado fica mais tranquilo e acaba saindo de casa com menos frequência — e, assim, se expõe menos a situações de risco, como brigas, atropelamentos e maus-tratos dos vizinhos.

 

 

Encontre-nos



Endereço


Pet: Av Harry prochet, 325 – loja 05
CEP 86047-040

Clinica: Rua Alabastro, 86
CEP 86030-160

Redes Sociais


Clínica Veterinária São Francisco de Assis
CLINICA_SAOFRANCISCO_LONDRINA




Telefones para contato


(43) 3027-2021

(43) 9146-6005

(43) 3020-3037


Horário de Atendimento


Segunda à Sexta: 8h as 12h - 14h as 18h

Sábados: 8h as 12h

Plantão 24 horas (Celular)
Bens Vet


Veterinária São Francisco - Todos os Direitos Reservados